Data Science e Advanced Analytics

Projetos para rentabilização e eficiência das estratégias de mídia.

De acordo com uma pesquisa do eMarketer, via Matter Communications, mensurar a performance dos seus esforços e trazer leads qualificados, são dois dos maiores desafios que os CMO’s estão enfrentando em seus programas de marketing.

A imagem traz em quatro gráficos os maiores desafios dos CMOs de 2023: mensurar a performance dos seus esforços, 31%, incertezas econômicas, 30%, trazer leads qualificados, 25% e outras questões 13%.

Adotar uma abordagem realista em relação à inovação, focando no que realmente agrega valor para o cliente e eliminando a complexidade ineficiente é o que deve estar no radar dos líderes de marketing para lidar com os novos cenários e buscar rentabilizar suas estratégias.

A seguir apresentamos algumas aplicações de Data Science e Advanced Analytics, para te ajudar a extrair os melhores insights e otimizar seus investimentos em mídia.

 

Estudo de elasticidade em mídia log-log model

 

Modelo estatístico de regressão que permite analisar como o aumento de investimento em diferentes canais de mídia impactam os resultados de vendas, receita, ROI. 
Ou seja, em quais canais você pode alocar investimento com maior potencial de retorno em receita.

  • Otimização de investimentos em mídia
  • Melhoria do retorno sobre investimento
  • Identificação de oportunidades de crescimento

Media Elasticity Log Log, gráfico.

Media elasticity log log: box que mostra a aplicação: insights e otimização. E os requisitos: dados de mídia e vendas.


 

Media Mix Modeling 

 

Media Mix Modeling é uma análise estatística preditiva que mapeia a relação entre os esforços de mídia e os resultados obtidos.
Este método avançado utiliza análise de regressão para traçar a relação entre uma ou mais variáveis independentes e uma variável dependente - vendas, receitas ou conversões, por exemplo. 
Auxilia o direcionamento de investimentos de uma maneira que produza o máximo de resultados e ajuda as equipes de marketing a entender onde colocar esforços para obter uma melhor performance.
 
  • Estima a alocação de orçamento ideal nos canais de mídia
  • Mensura como os canais de mídia funcionam com uma mudança nos gastos
  • Investiga os efeitos em seu KPI de destino (como vendas) por canal de mídia

Media Mix Modeling: gráfico.

Media Mix Modeling 2: box que mostra a aplicação: insights e otimização. E os requisitos: dados de mídia e vendas.



Enhanced Conversion 

 

Melhora a precisão de sua medição de conversão e habilita a gestão de lances mais eficientes, através do envio de dados primários de identificação dos seus leads ou clientes.
Ele complementa suas tags de conversão existentes enviando dados de conversão primários de seu site para o Google de maneira segura para a privacidade.

  • Recupera conversões que de outra forma não seriam medidas
  • Melhora a otimização de lances por meio de dados mais confiáveis
  • Privacidade segura com hashing de dados primários do cliente

Enhanced Conversion1: imagem mostra o passo a passo da navegação do cliente.

 

Enhanced Conversion 2: box que mostra a aplicação: mensuração, automatização e otimização. E os requisitos: tagueamento.

 

WhatsApp Conversion Import  

 

Visibilidade completa da jornada de conversão orientada à chats, com atribuição de pesos para diferentes tipos de conversões no WhatsApp, como leads e vendas.

  • A solução automatiza o envio de sinais e conversões do WhatsApp para suas campanhas de mídia, possibilitando gestão em real-timede lances e orçamentos com base nas conversões no chat
  • Permite, em modo privacy-safe, entender os produtos e serviços mais solicitados, além das perguntas frequentes e sentimentos de seu público
  • Habilita estratégias de remarketing, negativação e cross-sell

WhatsApp Conversion Import 1: imagem mostra o processo da chegada do CRM via whatsapp.

 

WhatsApp Conversion Import 2: box que mostra a aplicação: mensuração, automatização e otimização. E os requisitos: Whastapp business.

 

Predictive Modeling 


Algoritmos que permitem prever comportamentos de clientes, como lifetime value, probabilidade de compra e abandono.
Empodera as otimizações de marketing com foco em aumento da retenção clientes valiosos e personalização de campanhas para melhorar as conversões de vendas.

  • Churn Prediction
  • Lifetime Prediction
  • Purchase Prediction

Predictive Modeling 1: gráfico.

 

Predictive Modeling 2: box que mostra a aplicação: mensuração e automatização . E os requisitos: base de clientes e vendas.

 

 

Geolift experiments 


Identifica melhores regiões para executar testes estatisticamente confiáveis.
Executa cálculos de potência, mede o aumento das campanhas de marketing e apoia estratégias de negócio como:

  • Expansão de negócio
  • Campanhas regionalizadas
  • Ofertas personalizadas

O GeoLift tem as ferramentas necessárias para entender o verdadeiro valor incremental de seu marketing e ajudar as empresas a tomar melhores decisões.


Geo lift 1: gráfico do estudo.

 

Geo lift 2: box que mostra a aplicação: mensuração, ativação e insigths. E os requisitos: dados de mídia e vendas.

 

 

RFM: Recency, Frequency, Monetary Analysis 

 

Clusterização de clientes. Permite distinguir e segmentar os clientes da sua base, em grupos semelhantes para trabalhar estratégias, negativações e comunicação personalizadas.
Em geral, comportamentos como histórico de compras, navegação, padrões de engajamento em campanhas anteriores e dados demográficos, podem ser utilizados para reconhecer um grupo específico de clientes.

  • Melhor gestão da mídia
  • Automatização de lances
  • Estratégia de retenção
  • Cross-sell
  • Régua de relacionamento

RFM: Recency, Frequency, Monetary, Analysis 1: gráfico

 

RFM: Recency, Frequency, Monetary Analysis 2: box que mostra a aplicação: insights, otimização, ativação. E os requisitos: base de clientes.

 

Com a ajuda da i-Cherry, sua empresa pode implementar essas táticas e obter insights valiosos para tomar decisões mais informadas e eficazes em relação às suas estratégias de marketing digital. Vamos conversar?