O Projeto Completo de Otimização em SEO da i-Cherry tem como objetivo criar uma estratégia unificada que envolva, além do site, todos os canais que em que o projeto tem relação.
Gerenciamos projetos com analistas de SEO experientes em diversos nichos de mercado.
Na Auditoria de SEO realizamos um checklist por meio de um Scorecard, com uma metodologia exclusiva que acompanha um dashboard online dividido em 5 pilares de otimização.
O YouTube, segundo maior buscador do mundo, possui fatores de otimização próprios para posicionamento de maneira natural em seu domínio.
O treinamento de SEO para empresas visa explicar as boas práticas da disciplina para que todos possam contribuir para o amadurecimento da conta.
Como por exemplo:
Otimização de alcance para redes sociais como Facebook e Twitter.
Otimizações de vídeos do YouTube.
Otimizações para Google Meu Negócio e de buscas locais.
Otimizações de layout (usabilidade) e fluxos de navegação.
A diferença entre o Projeto Completo de SEO para a Consultoria de SEO está em relação ao entregáveis. Enquanto a consultoria visa dar ao cliente uma visão e gerenciamento da estratégia, o Projeto Completo tem como objetivo realizar entregas com um detalhamento do que deve ser feito e como deve ser implementado.
Esse tipo de serviço é recomendado para clientes de sites institucionais, blogs, aplicativos e de lojas virtuais que queiram melhorar a performance do tráfego orgânico nos canais envolvidos.
A Consultoria de SEO é focada em performance. Nosso objetivo é desenvolver projetos que estejam alinhados com a estratégia de mercado da sua marca para otimizar ganhos, reduzir custos e prospectá-la para novos públicos. O serviço compreende quatro etapas:
1- Imersão e Estruturação
Vamos a fundo para entender seu nicho de mercado, buscando oportunidades de expansão e pontos de atenção.
2- Mapeamento do Comportamento de Buscas
Com o uso de ferramentas de SEO, conseguimos mapear as principais buscas realizadas pelo seu público-alvo. Dessa forma conseguimos entender o caminho de conversão e o comportamento de buscas do usuário, o que pode ser refletido em ações pontuais ou estratégicas no site.
3- Análise de Cenário e Concorrência
Com benchmarkings (estudos de mercado), conseguimos identificar os pontos fortes e fracos dos principais players do segmento, bem como de outros sites que possam gerar insights para o projeto de SEO. Essa também é uma etapa para identificarmos pontos ainda não explorados pela marca e outras oportunidades.
4- Plano de Ação e Acompanhamento
Gerenciamos o plano de SEO estratégico continuamente e mensuramos os impactos das ações para sugerir os melhores fluxos de implementações. Esse acompanhamento é feito por meio de relatórios mensais que contemplam KPIs alinhados conforme a necessidade de cada projeto.
Já ao tratarmos de casos específicos, como Consultoria Pontual de SEO, nossa metodologia é a mesma, porém com um direcionamento mais focado no desafio proposto.
Esse modelo de consultoria é indicado para os seguintes casos:
Perda repentina de posicionamento ou de tráfego orgânico
Análises voltadas para identificar e corrigir situações inesperadas de variações negativas no posicionamento orgânico do site.
Migração de Domínio
Trabalho em conjunto com o time técnico responsável pela migração da plataforma, seguindo as boas práticas de SEO, para minimizarmos os efeitos negativos desse processo de mudança. Após a migração, realizamos relatórios de acompanhamento e suporte pós-implementação para assegurar que todo o processo foi passado corretamente.
Migração de Plataforma
Contribuímos com insights técnicos e estudos de casos para auxiliar a escolha de novas plataformas para o site com base em suas reais necessidades.
Troca de Layout
Ao falarmos de layout otimizado para SEO, levamos em conta a disposição de keywords nas páginas, a forma como os elementos HTML são tratados e, principalmente, o real impacto do novo layout na navegação e conversão do usuário. Nosso foco sempre será a conversão.
Otimizações de SEO para YouTube
Não basta termos um canal interessante e com vídeos de alta qualidade se esse conteúdo não for reconhecido pelo mecanismo de busca da plataforma e não for encontrado pelo usuário. Dessa forma, o SEO para YouTube visa garantir a correta interpretação do seu vídeo para aumentar o número de visualizações e interação com o canal.
Treinamentos de SEO
Nossos treinamentos de SEO são formulados conforme as necessidades de cada projeto e personalizados para a equipe que vai receber esse treinamento. Um time técnico, de implementação, receberá um conteúdo mais voltado para a prática técnica da disciplina. Já uma equipe de marketing vai conhecer como o serviço pode contribuir para a construção estratégica do projeto, como monitoramento de mercado e identificação de oportunidades.
Identificou-se com algum desses casos? Entre em contato para que nosso time de especialistas possa avaliar seu site e seu cenário de mercado para, juntos, criarmos um projeto de consultoria de SEO ideal para você.
Tecnologia
Nesse pilar exploramos o SEO técnico, isto é, os principais fatores que impactam a forma como os mecanismos de buscas interpretam o site. Aqui buscamos concentrar nossos esforços em uma lista de ações prioritárias que vão adequar o site nas diretrizes do Google, contribuindo para a melhora no posicionamento do site.
Conteúdo
Um dos pilares mais importantes para otimização de sites é o conteúdo, não somente a forma como ele é produzido, mas também a maneira como o aplicamos na página. Nessa etapa, o foco passa a ser como as palavras-chave são trabalhadas ao longo das landing pages, para que possamos melhorar o posicionamento orgânico e apresentar um conteúdo rico, atrativo e focado em conversão tanto para o usuário do site quanto para os mecanismos de buscas.
Brand
Temos um pilar focado exclusivamente para a manutenção e otimização da imagem da marca nos mecanismos de buscas. Além de ferramentas que monitoram o comportamento de buscas por termos relacionados à marca, criamos estudos e orientações voltadas à constante melhoria do posicionamento e da interação que o usuário tem com o site em questão. Ou seja: ser visto, lembrado e garantir uma boa experiência de navegação.
Ambientes
Otimização para mecanismos de buscas não significa apenas otimizarmos um site para se posicionar bem no Google. Implica em otimizarmos o produto ou serviço da marca em qualquer ambiente que o usuário esteja. Assim, parte das ações de SEO é voltada para otimização de plataformas, como a Otimização para Aplicativos (ASO) como Google Play Store e Apple Store, YouTube e outras plataformas online, o que garante que a marca esteja presente em qualquer ambiente de busca.
Experiência
Não basta apenas melhorarmos o posicionamento de um site e aumentarmos suas visitas, é necessário otimizarmos a experiência do usuário. Para propor estudos de usabilidade on page, primeiramente estudamos o comportamento do público-alvo e dos concorrentes, além de avaliarmos todo o funil de conversão proposto pela plataforma.
Após levantarmos todos esses pontos, ordenamos as demandas por meio de uma matriz de priorização. Isso gera projetos e atividades que são alinhadas com as equipes responsáveis por implementar as ações, criando um sistema que priorize ações emergenciais e de alto retorno para performance orgânica.
Aliado ao aumento na visualização de vídeos pelos usuários, o brandchannel das empresas vem se tornando mais importante para complementar uma estratégia de conteúdo ou melhorar a performance em campanhas sazonais e visibilidade da marca por meio dos vídeos.
Por isso, consideramos a otimização para YouTube um ponto-chave em SEO, uma vez que não basta termos um conteúdo de qualidade se a parte técnica não estiver seguindo as diretrizes da plataforma. Um exemplo é a adequação de tags em conformidade com a maneira como os usuários buscam, deixar os títulos atrativos, as descrições mais assertivas e outros pontos que visam melhorar a experiência do usuário ao consumir seu conteúdo. Ações como essa melhoram o posicionamento do vídeo e o crescimento de views.
Para que toda essa otimização seja possível, primeiramente realizamos um processo de imersão na conta para entendermos o comportamento do canal, o que envolve:
A situação dos concorrentes e como eles atuam
Avaliamos a linha de comunicação dos principais players, além de outros canais, pois consideramos concorrentes todos que vão disputar posições na página de resultado do YouTube. Nessa etapa, são consideradas as tags utilizadas por outros canais, estrutura de títulos, thumbnails, descrições e assuntos abordados.
As métricas atuais para acompanhamento da evolução
Monitoramos os resultados, desde o tempo médio de visualização de um vídeo até a quantidade de views e posicionamento por tags, tudo para termos uma visão macro do desenvolvimento de cada vídeo.
Informações de mercado por meio de ferramentas de métricas
Baseamos nossos estudos e ações em dados. Consideramos a coleta e interpretação de dados fundamentais para otimizar um vídeo no YouTube e no canal de modo geral.
Pontos levantados durante a imersão de SEO
Esses são alguns dos principais pontos que levantamos durante o processo de imersão de SEO nos vídeos do YouTube:
Após análise desses dados, é feito um plano de ação fragmentado de acordo com os objetivos do canal e das oportunidades do mercado. Como complemento às otimizações, é feito um guia explicativo e visual com boas práticas de otimizações para YouTube, para que os próximos vídeos sigam as diretrizes recomendadas.
Para acompanhar os impactos das otimizações é feito o acompanhamento das principais métricas por meio de relatórios que visam facilitar a visualização dos resultados provenientes das melhorias realizadas no canal.
Nossa metodologia consiste em criar um treinamento para cada equipe envolvida no projeto. Assim, personalizamos o conteúdo para atender às necessidades específicas de cada área. Como resultado, temos uma equipe focada em resultados orgânicos, o que acaba contribuindo para outras áreas também.
Podemos tratar o treinamento da seguinte maneira:
Levantamento das principais necessidades de SEO.
“Como otimizar meu site?” é uma das principais perguntas quando o assunto é resultado e performance online, mas quais são as reais necessidades do site? Quais são as metas e pontos-chave da conta? Tudo isso é contemplado no treinamento, que vai além de pontos técnicos, abordando o pensamento estratégico de alta performance.
Comunicação direcionada por equipe (Editorial/Conteúdo, Tecnologia, Marketing, UX, AI e as demais)
Entendemos que cada equipe possui uma meta a ser atingida e a forma de comunicação também muda. Um treinamento para uma equipe técnica será voltada para os conceitos práticos de SEO, enquanto uma equipe de marketing poderá receber um treinamento mais estratégico, que envolva uma visão de como entender o mercado e seus concorrentes.
Treinamentos customizáveis e de acordo com a realidade da empresa
Entendemos de SEO, mas para melhorarmos nossos resultados precisamos entender do seu nicho de atuação. Dessa forma, compreendemos e analisamos as peculiaridades de cada mercado, além de entender o DNA da empresa para que todos trabalhem para atingir o mesmo objetivo.
Orientação de boas práticas e situações reais do cliente
Qual é o cenário atual da sua empresa? Nossos treinamentos são montados com base nas reais necessidades dos clientes, sempre com o pensamento estratégico de atingirmos um objetivo maior.
Análise e boas práticas dos principais concorrentes
Além do conhecimento técnico e estratégico voltado para o próprio site, também nos preocupamos em ensinar como avaliar corretamente a concorrência e, principalmente, saber identificar quais são nossos concorrentes com maior potencial de crescimento, criando o que chamamos de pesquisa de mercado de SEO.
Entre em contato com a gente. Tire suas dúvidas, faça sugestões ou deixe sua opinião. Fique à vontade!
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