Tudo sobre GA4

Você conhece as vantagens do novo GA4 para dados de app? A Inteligência Artificial da ferramenta ajudará a identificar automaticamente as tendências em seus dados, ajudando você a otimizar sua estratégia de marketing.

O que é o GA4?

O Google Analytics 4 é a versão mais recente de uma ferramenta lançada há 15 anos.

O Google adquiriu o Urchin Analytics em 2005. Dois anos depois, o código Analytics tradicional (clássico) foi desenvolvido. Em 2013, uma nova versão, Universal Analytics, foi lançada em beta aberto e se tornou o tipo de plataforma predominante. Em outubro de 2020, o Google Analytics App + Web – agora renomeado como Google Analytics 4 – foi lançado em fase beta.

 Linha do tempo mostrando a aquisição do  Urchin Analytics pelo Google em 2005; sua transformação em Classic Google Analytics em 2007, em Universal Google Analytics em 2013 e Google Analytics 4 em 2020

O GA4 é uma evolução da versão anterior, Universal Analytics, que para permanecer relevante em um mundo com regras de privacidade de dados intensificadas redesenhou sua base para se adequar à nova realidade do mercado.

Importante dizer que o GA4 é baseado em Machine Learning (aprendizado de máquina) e toda essa nova estrutura irá nos ajudar a descobrir insights e melhorar o desempenho do marketing para gerar o crescimento dos negócios.

 

Para quem é o GA4?

Todos! O GA4 é o novo padrão e recomenda-se que seja implementado para todos os sites dentro de um ou dois anos (novas contas já são padronizadas).

Nós recomendamos a todos os clientes criar uma propriedade GA4 para que seja populada de dados e em um futuro próximo não sofra a pressão de fazer uma migração sem planejamento.

 

O que muda na prática?

Machine Learning

A Inteligência Artificial da ferramenta ajudará a identificar automaticamente as tendências em seus dados, ajudando você a otimizar sua estratégia de marketing. Por exemplo, fornecerá informações sobre os clientes com maior probabilidade de abandono da conversão, trazendo uma visão mais precisa da retenção de clientes, proporcionando uma melhor relação custo-benefício dos investimentos de marketing.

O GA4 também apresentará mais insights preditivos, como a identificação de receita potencial que você pode obter de um determinado grupo de clientes. Com esses dados, você pode criar "públicos" para alcançar as pessoas com maior probabilidade de conversão ou com perfil de ticket médio maior, incrementando o ROI – retorno sobre o investimento.

 

Mensuração Consumer Centric

GA4 fornece uma compreensão holística das jornadas do cliente, com a deduplicação de devices, ou seja, se um cliente visita seu site pela primeira vez por meio de um anúncio, depois instala seu aplicativo e faz uma compra nele, o GA4 pode rastrear a jornada de compra em ambos os canais e atribuir tudo ao mesmo usuário.

Em um mundo onde cada vez mais as jornadas de conversão não são lineares, este é um grande passo em frente.

 

Melhor integração com o Google Ads

Por padrão, o GA4 cria dois públicos para você - Todos os usuários e compradores. Você pode ser o mais específico que quiser para públicos-alvo personalizados (por exemplo: “usuários do iPhone” de “Minas Gerais” que preencheram um “formulário de contato,” mas “não compraram” nos últimos 30 dias). Públicos-alvo recém-criados ficam disponíveis automaticamente no Google Ads se houver um link para o GA4.

 

Cookieless

O GA4 foi projetado para ser dimensionado com o seu negócio e continua sendo uma ferramenta de análise chave para o futuro. Uma forma de o conseguir é poder funcionar com ou sem cookies de terceiros. Graças ao aprendizado de máquina, você pode aprender sobre seus clientes, mesmo com lacunas em seus dados.

o GA4 pode ajudá-lo a definir quando desabilitar dinamicamente a personalização de anúncios e oferece mais granularidade sobre as solicitações de exclusão de dados. Você tem maior controle sobre quais dados está coletando e como eles podem ser usados, seja para personalizar seus anúncios em relação a esses dados ou limitá-los apenas para fins de relatório

 

Relatórios

Além dos novos recursos, há algumas diferenças perceptíveis no GA4. Em primeiro lugar, ao olhar para o painel, você notará que o número de relatórios diminuiu bastante. Isso torna mais fácil obter o relatório que você deseja, bem como abre a oportunidade para uma melhor personalização de relatórios personalizados.

 

Eventos

O termo 'Eventos' tem um novo significado no GA4. Ele eliminou o processo de categoria, ação e rótulo e o substituiu por parâmetros. Por exemplo, os parâmetros para cliques externos são 'link_classes', 'link_domain', 'link_id' e 'link_url'.

 

Barra de pesquisa nova e aprimorada

A barra de pesquisa agora usa aprendizado de máquina e IA para fornecer as melhores respostas às suas perguntas, em tempo real.

 

Barra de pesquisa do GA4  que apresenta ao analista várias informações como: número de usuarios, localização e demografia 

Existe um custo no GA4?

Não! O GA padrão permanecerá gratuito para uso e o GA360 continuará sendo um produto pago. O GA4 oferece a opção paga de usar coleta de dados personalizada do lado do servidor e configurar exportações de dados brutos para um data warehouse do BigQuery.

 

Posso fazer upgrade da minha UA para o GA4?

Sim! Mas isso não quer dizer que os dados históricos da propriedade Universal Analytics serão migrados. Ao escolher essa opção você iniciará um assistente de configuração do Google Analytics 4 para criar uma nova propriedade e iniciar a implementação.

 

Qual a diferença entre UA e GA4?

Existem muitas diferenças entre as versões, desde a interface e relatórios até na forma como os dados são processados. Enquanto na versão Universal temos um modelo baseado em sessões, no GA4 o modelo utilizado é centrado no usuário. Além disso, grande parte dela utiliza aprendizado de máquina para aprimorar ainda mais a sua utilização e geração de insights.

 

Tenho que fazer um novo tagueamento para usar o GA4?

Sim, mas você pode reaproveitar algumas implementações anteriores, como por exemplo, o dataLayer, caso esteja utilizando o Google Tag Manager. Neste caso, você deve criar a tag base da propriedade do Google Analytics 4 e informar o ID de acompanhamento. Depois disso, você deverá implementar os eventos relevantes para o seu negócio.

 

Posso usar somente o GA4?

Como ainda é um produto em sua versão Beta (em desenvolvimento) não é recomendado seguir apenas com essa implementação, mas sim de forma paralela à Universal Analytics.

 

O GA4 não possui vista de propriedade?

Não. No momento este recurso não está disponível para as propriedades do GA4.

 

 Ainda tem dúvidas?

Entre me contato com nosso time de especialistas pelo formulário abaixo. Nosso time está capacitado para fazer sua migração e te ajudar me estratégias para alavancar seus negócios.

 

Você pode também ler outros artigos sobre GA4 no nosso blog:
O novo Google Analytics: GA4 Property

 

 

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